Temporada 2003-2004: Quando o Chelsea mudou o mundo do futebol

-

- Advertisment -spot_img

Na temporada 2002-2003 o Chelsea, do técnico Claudio Ranieri, obteve resultados poucos expressivos.  Mesmo não gastando absolutamente nada em contratações, o objetivo do Chelsea era se classificar para alguma das competições europeias (leia-se Europa League).

Na temporada anterior (2001-2002), o Chelsea havia terminado a Premier League na sexta colocação (atrás de Leeds United, Newcastle, Manchester United, Liverpool e Arsenal), com 64 pontos, 17 vitórias, 13 empates e 8 derrotas; 66 gols pró e 38 gols contra, terminando com saldo de 28 gols. Jimmy Floyd Hasselbaink foi o vice-artilheiro, com expressivos 23 gols (perdendo apenas para Thierry Henry que fez um gol a mais).

Pela Football League Cup, o Chelsea começou com uma vitória por 2×1 frente ao Gillingham, e uma goleada de 4×1 frente ao Everton. Porém, caímos nas quartas, depois de perder por 1×0 para o Manchester United (gol de Diego Fórlan).

Já pela Copa da Liga Inglesa, começamos com uma vitória de 1×0 contra o Middlesbrough seguido de uma goleada por 4×0 frente ao Shrewsbury Town e uma vitória de 2×0 frente ao Stoke City.  Infelizmente caímos frente ao Arsenal (empate de 2×2 e derrota por 3×1).

Na Premier League 2002-2003, Claudio Raineri, com um time bem limitado, conseguiu chegar na quarta colocação, com 19 vitórias, 10 empates e 9 derrotas; 68 gols prós e 38 gols contra, com saldo de 30. O artilheiro do Chelsea, foi Gianfranco Zola com 14 gols (11 gols a menos que Ruud van Nistelroy do Manchester United).

De qualquer forma Raineri classificou a equipe para a pré-classificação da Liga dos Campeões do ano seguinte.

Junho de 2003: o começo de uma nova era no futebol

Mesmo classificado para a Champions League o Chelsea estava com dívidas a curto prazo para serem quitadas. Quando então, o atual presidente do Chelsea resolveu vender sua equipe para o então desconhecido bilionário russo Roman Abramovich por (apenas) 60 milhões de libras. No contrato firmado, Abramovich também seria responsável pela quitação das dívidas (avaliado em mais de 80 milhões de libras), a qual quitou-as quase que imediatamente.

Porém, a surpresa ainda estava por fim.  Para a temporada 2002-2003, o Chelsea contratou os seguintes jogadores:

Contratações do Chelsea no Período
Contratações do Chelsea no Período

Até na temporada atual (2017-2018), o valor gasto em contratações (pouco mais de cento e cinquenta e dois milhões de libras), já é algo absurdo.  Mas, há dois pontos que é necessário destacar:

  • O Chelsea gastou  £152,28 milhões e não vendeu nenhum jogador;
  • Mais interessante ainda, foi saber o investimento de outras equipes!!!

Gastar mais de 150 milhões de libras em uma única temporada, ainda nos idos de 2003, realmente não era para qualquer um.  Mas veja o comparativo abaixo, para saber quanto que as outras equipes da Premier League investiram em contratações no mesmo período.Temporada 2003-2004

Em Laranja, as equipes que foram rebaixadas na temporada.  Nos números, em contratações, podemos verificar que o Chelsea gastou 3 vezes mais do que o Manchester United e seis vezes mais do que o Arsenal e o Manchester City.  

Porém, mais incrível ainda é quanto que o Chelsea contribuiu com o valor somado de todas as contratações da temporada.  Nesta temporada, o valor total movimentado na Premier League foi de £380,44 milhões.  Apenas o Chelsea, contribuiu com £152,28, ou 40% de todo o valor.  Veja o gráfico abaixo para ter uma melhor dimensão.

(%) de Contratações

 

 

 

Dalton Gerth
Dalton Gerth
Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado, estudante de licenciatura em Engenharia da Computação e Licenciatura em Física.
Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

ÚLTIMAS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram.
- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

RELACIONADOS
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!