Retorno de Kanté, importância de Kovacic e chance para Mudryk: Todas as palavras de Graham Potter antes da partida contra o Leicester City na Premier League

-

- Advertisment -spot_img

Graham Potter conversou com a imprensa nesta sexta-feira (10/03) antes da partida do final de semana contra o Leicester City pela Premier League.

O Chelsea vem de duas vitórias seguidas, uma pela Premier League contra o Leeds United e uma contra o Borussia Dortmund na UEFA Champions League.

Antes do confronto que pode confirmar a recuperação da equipe após resultados frustrantes, o treinador revelou as baixas existentes no elenco.

“Reece [James] está doente, então não treinou hoje. Ele não vai jogar o jogo amanhã. Raheem [Sterling] teve um pouco de aperto em seu tendão, aperto ou alguma coisa, então ele pode ser uma dúvida. [Pierre-Emerick] Aubameyang tem um pequeno problema nas costas e parece provável que ele perca o jogo.”

“Ele [Kanté] não estará de volta – ainda precisa de mais tempo para construir sua forma física. Apontamos talvez para o [jogo vs] Everton. Infelizmente, não para amanhã.”

Nas últimas partidas, Graham Potter parece ter encontrado um sistema de jogo e seus jogadores considerados titulares. Ele comentou sobre como trabalha para manter os demais jogadores do elenco felizes.

“Bem, você só tem que fazer as contas. Apenas 11 podem jogar e temos mais de onze, então, inevitavelmente, eles não serão felizes. Não vale a pena negar isso. Isso não quer dizer que eles não tenham sido realmente profissionais e apoiadores da equipe. Há sempre lesões e coisas que acontecem.”

“Você olha para a situação com Marc Cucurella, por exemplo. Ele não estava no time, mas entrou contra o Dortmund e fez um jogo muito bom e contribuiu para que ganhássemos. Os jogadores sabem que têm de estar preparados. É assim que o futebol funciona. Eles têm que estar prontos, continuar lutando e ter certeza de que, quando a chance chegar, eles estão prontos para jogar.”

N’golo Kanté e Thiago Silva são jogadores world class do elenco do Chelsea, e questionado se ambos teriam que lutar pelo seu espaço quando recuperados de lesão, Potter continuou.

“A coisa mais importante para esses dois é recuperá-los e deixá-los livres de lesões. Então, quanto mais bons jogadores tivermos, melhor. Depois, é o futebol decidir em termos de desempenhos e resultados. É aí que estamos. Tivemos dois bons resultados, mas as coisas mudam e as oportunidades surgem. Nós só temos que continuar trabalhando assim.”

Raheem Sterling marcou o gol de abertura do placar contra o Borussia Dortmund e tem sido um jogador regular na equipe titular com Graham Potter, que tem deixado a nova contratação Mykhailo Mudryk no banco de reservas. Perguntado se a ausência do inglês seria uma boa chance para Mudryk, Potter disse.

“Ele [Mudryk] certamente entra na equação. É um jogador em quem acreditamos muito e está se adaptando à nova situação. Quando chegou, estava no início de uma campanha de pré-temporada mesmo. Então, entrar e chegar à Premier League não é fácil de fazer. Mas dia a dia, e semana a semana, ele está ficando mais forte. Ele estará no elenco amanhã e há uma chance de ele poder jogar.”

Mason Mount tem sido apenas uma opção no banco dado seus desempenhos recentes abaixo do comum. Potter no entanto revelou que o mantém feliz da mesma forma que mantém os demais jogadores do elenco.

“Ele é igual a todos os outros; ele quer jogar. No momento, ele está sofrendo com uma leve lesão, então ele provavelmente precisa de um pouco mais de tempo até que ele esteja disponível corretamente. Ele está feliz em todo o lugar e quer ajudar a equipe. Isso é normal com Mason, nenhuma mudança nisso. Ele quer ajudar e a equipe a vencer. Ele quer estar livre de lesões e jogar futebol.”

Todd Boehly, novo proprietário e presidente do Chelsea, conversou com Graham Potter no gramado após a vitória em cima do Borussia Dortmund e questionado sobre o teor da conversa, Potter não quis revelar detalhes.

“Não, na verdade não [não posso revelar]. Ele é o presidente e eu tenho feito esse trabalho [coaching] por 12 anos e tenho falado com o presidente praticamente todas as semanas. É estranho que você continue me perguntando se eu falo com o presidente ou não.”

Graham Potter voltou a adotar um sistema com uma linha defensiva de três zagueiros, resultando em desempenhos melhores nas últimas partidas. Ele explicou suas mudanças na equipe.

“Mesmo nos dois jogos, tivemos três zagueiros diferentes. Benoit [Badiashile] jogou contra o Leeds e Marc [Cucurella] entrou contra o Dortmund. Jogamos assim às vezes nesta temporada. Thiago se machucando contra o Tottenham significa que tivemos que ajustar as coisas. Então, no momento, acho que está nos servindo bem e funcionando.”

“Por mais que todos estejam se concentrando corretamente no outro lado, porque não marcamos tantos gols quanto gostaríamos, defensivamente estamos como um dos melhores da Premier League. Isso é algo a ser positivo. Mas, claramente, precisamos acertar o outro lado um pouco, porque você precisa estar equilibrado e, no momento, não fizemos os dois lados do jogo tão bem quanto gostaríamos.”

“O lado ofensivo é um pouco mais difícil de fazer do que o lado defensivo, mas a consistência sempre ajuda.”

“Gols e vitórias trazem confiança, isso é óbvio. Então é como nós os obtemos. Eu não vou reclamar, no entanto, eles vêm porque os resultados têm sido difíceis de lidar. A melhor maneira é jogar bem, atacar bem, fazer as coisas que você quer fazer e elas resultam em você criar chances, marcar gols e vencer. Essa é a melhor coisa. Leva um pouco de tempo, mas, enquanto isso, se tivermos sorte, também estou feliz com isso.”

Mateo Kovacic tem sido o capitão do Chelsea na ausência de César Azpilicueta, Thiago Silva e Mason Mount. Graham Potter comentou sobre sua importância e influência no elenco.

“Ele [Kovacic] foi o capitão nos últimos dois jogos, o que mostra o quão influente ele é. Ele é um cara fantástico, eu realmente gosto dele. Ele é determinado, tem caráter, coragem e está preparado para carregar a bola em situações apertadas. O que ele conquistou em sua carreira com sua seleção e aqui no Chelsea, ele é um jogador importante para nós.”

A forma recente do Chelsea jogando longe de Stamford Bridge não tem sido das melhores, mas Graham Potter espera obter um bom resultado diante do Leicester City no King Power.

“Temos que jogar bem. Acho que os resultados do Leicester são piores do que suas atuações. Eles foram um pouco infelizes também, eu acho. Eles estão sofrendo de não ser o melhor dos começos [na PL], tenho certeza que Brendan [Rodgers] vai concordar com isso. Mas eles também se reuniram e ainda têm alguns jogadores realmente bons. Tenho um enorme respeito pelo que Brendan fez lá e ele é um treinador de alto nível e uma pessoa de alto nível. Vai ser um jogo difícil.”

Havia muita pressão em cima de Graham Potter pelos últimos meses, mas duas vitórias parecem ter aliviado as coisas de certa forma e o treinador admitiu tal sensação.

“Sim, de certa forma. Não é algo com que eu fique muito atolado. É sempre melhor ganhar, tudo parece um pouco melhor, parece que você deu um passo à frente. Mas não me empolgo. São apenas duas vitórias. Tenho que me concentrar no [jogo vs] Leicester. Os meninos têm estado em um bom lugar, um bom espírito. Eles ficaram juntos através de um momento ruim, o que é bom. Há muito a dizer sobre isso, mas temos que começar de novo contra o Leicester.”

“Eu disse antes que os torcedores foram muito justos. Eles querem que a equipe se saia bem e em termos de resultados não fizemos isso tão bem. Então você entende as críticas e entende que é difícil apoiar algo quando os resultados não são ótimos. Então, é nosso trabalho produzir jogos e resultados e acho que o desempenho foi positivo. Eu acho que eles apreciaram isso e quando esse é o caso, eles apoiam a equipe. Não tenho nada a dizer sobre como fomos tratados pelos apoiadores. Eles têm sido fantásticos.”

Marc Cucurella teve um início de carreira no Chelsea das mais complicadas, sendo muito criticado pelos seus desempenhos. Deixado de fora recentemente para se recuperar, o jogador teve uma grande atuação contra o Borussia Dortmund e Potter explicou como tem gerido o jogador nos últimos meses.

“Eu não diria que nos últimos meses. Ficou complicado em termos dele e do impacto na equipe, realmente. Ao mesmo tempo, eu queria protegê-lo e esperar o momento certo para colocá-lo, porque eu sei o quão bom ele é. Conheço a qualidade dele, então achei que o jogo na Liga dos Campeões, especialmente com a saída do Benoit [Badiashile], foi uma boa oportunidade para ele mostrar sua qualidade. Estou encantado por ele ter feito.”

Romelu Lukaku pode ser emprestado à Inter de Milão por mais uma temporada, no entanto Graham Potter não quis entrar em detalhes sobre o atacante belga.

“Bem, isso não é nada para eu pensar no momento. Ele está lá e está jogando. Acho que essas discussões e conversas serão feitas no final da temporada.”

Ainda há empecilhos entre Chelsea e Mason Mount sobre a renovação contratual. Apesar da preocupação, Potter afirmou que esta questão é tratada entre jogador e clube.

“Em última análise, é entre o clube e Mason. Falei com ele inúmeras vezes sobre sua situação, futebol e vida em geral. Meus sentimentos por Mason são claros. Ele é uma pessoa fantástica em primeiro lugar, mas às vezes essas coisas acontecem. Eles são apenas complicados e é melhor que eu fale pouco sobre isso, deixe-os seguir em frente com isso na decisão do que é certo para ambas as partes.”

“Sim, mas não sou ingênuo. Sei que é um momento importante para ele e um contrato importante. Essas coisas têm que ser certas para ele e sua família. É importante que ele tome uma decisão com base nisso.”

Finalizando a coletiva, Potter foi perguntado sobre suas palavras recentemente para os jogadores durante o intervalo das partidas, e disse:

“Depende de como o jogo está indo, se eles precisam de um chute nas costas, mas essencialmente é para tentar ajudá-los. Trabalhamos o que fizemos bem no jogo e o que precisamos melhorar. Se pudermos melhorar, como podemos melhorar e tentar convencê-los, se o fizerem, de que podem ganhar o jogo, acho que esse é o resumo.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!
Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

ÚLTIMAS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram.
- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

RELACIONADOS
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!