Contratação de Enzo Fernandez, falha no empréstimo de Hakim Ziyech, retornos de lesão: Todas as palavras de Graham Potter antes da partida contra o Fulham pela Premier League

-

- Advertisment -spot_img

Graham Potter conversou com a imprensa nesta quinta-feira (02/02) antes do confronto da rodada contra a equipe do Fulham pela Premier League.

Tendo uma janela de transferências bastante movimentada e com muita emoção no dia do prazo final, Graham Potter comentou sobre o momento.

“Foi tranquilo. Eu sou o treinador, então não me envolvo muito no âmago da questão do dia do prazo [de transferências]. Estou focado no treino do dia seguinte e em preparar a equipe para enfrentar o Fulham.”

Enzo Fernandez foi a última e mais esperada contratação do Chelsea em janeiro. Contratado pelo valor recorde de 121 milhões de euros, Enzo Fernandez pode fazer sua estreia já nesta sexta-feira, e Graham Potter comentou sobre sua contratação e possível estreia.

“Eu estive envolvido o tempo suficiente para saber que há algumas coisas que você não pode controlar e, do meu ponto de vista, eu não poderia fazer nada para mudar as coisas. Então eu descobri quando foi feito e estou muito satisfeito porque temos um jogador fantástico e estou ansioso para trabalhar com ele.”

“Vamos ver [se Enzo estreia contra o Fulham]. Temos que passar pela papelada e ele precisa obter autorização e tudo isso. Falei com ele, meu espanhol não é ótimo e o inglês dele não é ótimo, então precisávamos de um tradutor, mas chegaremos lá. Ele é um jovem impressionante e estou muito animado para trabalhar com ele.”

Ao contrário de Enzo Fernandez, o marroquino Hakim Ziyech ficou frustrado ao não conseguir completar seu emrpréstimo para o Paris Saint-Germain por problemas de documentação. Na coletiva, Graham Potter destacou o profissionalismo do jogador.

“Ele está de volta ao país [Inglaterra] e treinou esta manhã. Essas histórias não serão a primeira nem a última, mas ele é um jogador profissional e entende a situação. Ele está comprometido conosco e está disponível para o elenco para o jogo de amanhã. Ele será um jogador importante para nós pelo resto da temporada.”

Com as muitas contratações e poucas saídas na janela de transferência, o Chelsea tem um elenco mais cheio, com muitos jogadores disputando muitas posições. Potter falou sobre o desafio de manter os jogadores felizes mesmo quando não forem selecionados.

“Acho que desafio é a palavra certa, mas não estou reclamando disso. É emocionante e um teste para mim, é claro, e para a equipe, mas é emocionante. Temos muitos jogadores realmente bons e temos que criar um ambiente onde haja uma competição saudável e os jogadores possam se empurrar uns aos outros.”

“Temos que entender que haverá frustração às vezes porque apenas onze podem jogar, mas é assim que é. Temos muitos jogos importantes e temos de melhorar os nossos resultados. Então é jogar, apoiar a equipe e estar pronto.”

Graham Potter teve duas semanas para treinar a equipe, fato pouco comum desde que assumiu o comando da equipe no início da temporada.

“Fizemos algumas atividades fora de campo, um pouco de liderança e trabalho em equipe fora desse ambiente [no campo de treinamento]. Mas principalmente tem sido treinar e trabalhar na equipe e como queremos jogar. Claro, temos integrado novos jogadores e colocado os jogadores lesionados em dia. Então é um pouco de tudo realmente.”

Houve um confronto recente entre Chelsea e Fulham pela Premier League, onde os Blues saíram derrotados pelo placar de 2-1. Graham Potter falou sobre como será enfrentar o mesmo adversário em um período curto de tempo.

LONDON, ENGLAND – JANUARY 12: Kalidou Koulibaly of Chelsea scores the team’s first goal during the Premier League match between Fulham FC and Chelsea FC at Craven Cottage on January 12, 2023 in London, England. (Photo by Ryan Pierse/Getty Images)

“Eles tiveram uma temporada fantástica e crédito a todos eles lá; sua equipe, Marco [Silva], e os jogadores. Eles realmente tiveram um bom desempenho e estão onde estão por mérito. Não é sorte. Eles merecem os pontos que têm e vai ser um jogo difícil.”

“Estamos ansiosos para o jogo e a memória da derrota ainda está lá para nós. Sentimos isso, é claro, e estava em um ponto baixo para nós em termos. Jogamos um pouco melhor do que não conseguir pontos, mas perder o João [Félix] no segundo tempo e ficar com dez homens resumiu o momento em que estávamos.”

“Então foi sobre mostrar força e estar juntos, o que fizemos, e passamos por esse período. Ao mesmo tempo, não é uma boa lembrança perder esse jogo.”

Foram muitas as adições ao elenco de Graham Potter nesta metade de temporada, mas o treinador acredita que será apenas um processo para moldar a equipe ao seu estilo de jogo.

“Acho que o coaching é um processo. O tempo ajuda nisso, mas eu nunca fui de sentar aqui e dizer que você precisa disso. Vocês vão falar sobre tempo e pressão e o resto disso à medida que passamos pelos dias e semanas. Estou ansioso para trabalhar com a equipe e os jogadores. Estou animado para a segunda parte da temporada, feliz que a janela esteja fechada, feliz por podermos seguir em frente e trabalhar com os jogadores.”

Graham Potter poderá adicionar apenas mais três jogadores ao seu elenco para a disputa da fase eliminatória da UEFA Champions League, mas admitiu que ainda precisa tomar tal descisão.

“Temos um pouco de tempo antes de tomar a decisão, mas estamos cientes de com quem precisamos falar.”

“Claro, haverá algumas perguntas e conversas embaraçosas, essa é a realidade de onde estamos. Apenas onze podem jogar e apenas uma certa quantidade pode estar nos elencos, por isso haverá sempre jogadores que estão desapontados. Trata-se de ser o mais honesto, aberto, respeitoso e transparente possível.”

“É importante criar um ambiente onde você respeite o fato de que os jogadores querem jogar e respeite o fato de que os jogadores querem competir e ajudar a equipe. Mas eles têm que ser pacientes e estar prontos para jogar, atuar e nos ajudar a vencer.”

“Ele [João Félix] está na disputa, sim.”

O Chelsea foi o clube que mais gastou em contratações para a temporada, mas tem apresentado recentemente um desempenho abaixo do esperado, estando apenas na décima posição na Premier League. Potter comentou sobre a pressão pelos resultados após o fechamento da janela.

“Todo mundo que esteve nesta sala nos últimos quatro meses, a palavra que sempre falamos é pressão. Então isso não vai mudar. Claramente, se você gastar dinheiro, o ruído externo aumenta. Compreendo isso. Eu também disse que recursos são uma coisa e gastar dinheiro é outra.”

“Você precisa ser capaz de alinhá-los, tomar as decisões certas e criar uma cultura de equipe, porque não é o valor que você gasta por conta própria que obtém sucesso.”

Com os grandes gastos feitos pelo Chelsea na temporada, há a possibilidade de uma nova regulamentação na europa para frear gastos semelhantes e a amortização dos valores ao longo do contrato. Potter disse que não pensou sobre o assunto, se esquivando de questionamentos.

“Não é algo que eu tenha pensado muito, mas somos guardiões do jogo e guardiões do nosso clube. Queremos que tudo corra da melhor forma possível.”

Além das contratações, Graham Potter pode ter outro impulso com a recuperação de jogadores chave do elenco que foram desfalques nas últimas semanas.

“Ben Chilwell, Reece James, Raheem Sterling e Ruben [Loftus-Cheek] estão de volta ao time, não prontos para 90 minutos, mas no time. Wesley [Fofana] tem participado do treinamento em parte com a equipe e ele vai intensificar isso na próxima semana. Ainda estamos sem Denis [Zakaria], [Christian] Pulisic, Mateo Kovacic, N’Golo Kanté e Armando Broja.”

“Seja apenas o fechamento da janela de janeiro ou uma pausa de duas semanas que pareceu uma pausa, como eu disse, ainda há muito futebol a ser jogado. Estamos empolgados com isso e com os demais jogos. Precisamos estabelecer rapidamente a equipe, ter um bom desempenho e vencer algumas partidas.”

Jorginho deixou o Chelsea a caminho do Arsenal. Com apenas mais seis meses de contrato com os Blues, o ítalo-brasileiro reforça o rival que lidera a Premier League. Graham Potter explicou os motivos por trás da saída do jogador.

“Durante os quatro meses em que trabalhei com ele, ele foi fantástico. Uma grande pessoa e quando você olha para o seu serviço ao clube, ele tem sido brilhante com o que ele conquistou. Às vezes você tem que tomar uma decisão como um clube de futebol, com a situação contratual dele, e a oportunidade de garantir algo mais para sua família, foi uma daquelas que foi uma vitória, uma vitória, uma vitória. Do meu ponto de vista, desejo-lhe felicidades. Ele é um profissional de altonível e uma pessoa de alto nível.”

Graham Potter deu sua opinião sobre como as contratações de janeiro podem ajudar a impulsionar a equipe a obter melhores resultados na segunda metade de temporada.

“É uma combinação de algumas coisas. Há uma dinâmica jovem e você pode ver a direção que tomamos em termos do tipo de jogador que tentamos contratar. Estamos tentando construir algo para o agora e o futuro e é sempre sobre como eles ajudam os jogadores que estão aqui e como elevamos o desempenho.”

“Tivemos uma situação de lesão sem precedentes para lidar aqui e muitas coisas aconteceram. Esperamos ter aprendido muito nesse período, ganhado muita força a partir desse período e, como eu digo, podemos atacar a segunda metade da temporada com positividade”.

Os novos proprietários do Chelsea afirmaram que investiriam nos jovens da academia, ajudando-os a trilhar seus caminhos para a equipe principal. Potter foi questionado se este pensamento havia mudado com as muitas contratações realizadas.

“Não, acho que não. Você tem que gerenciar as duas partes. Não é fácil com as aspirações do clube de qualquer maneira levar jogadores da academia para o time principal e a Premier League, mas Lewis Hall teve uma oportunidade e jogou futebol de primeira este ano. Ele tem 18 anos e isso não é simples de fazer. Essa parte do trabalho não muda, mas, é claro, temos que ver como podemos fortalecer a equipe no mercado também.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!
Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

ÚLTIMAS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram.
- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

RELACIONADOS
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!