Empréstimo de João Félix, busca por melhores resultados e janela de transferências: Todas as palavras de Graham Potter antes do derby londrino contra o Fulham

-

- Advertisment -spot_img

Nesta quinta-feira (11/01) o Chelsea entra em campo pela Premier League contra o Fulham e busca uma nova reabilitação após a derrota sofrida para o Manchester City na última rodada.

Apesar dos desfalques, Graham Potter poderá contar com o recém contratado por empréstimo, João Félix, e comentou na coletiva sobre a chegada do jovem português.

“Ele é um jogador de qualidade, pode fazer a diferença no terço final do campo, jovem, mas obviamente teve muita experiência muito boa. Ele é um jogador de qualidade que dá um impulso a todos.”

“Não [o acordo não foi da noite pro dia], estamos cientes disso há algum tempo. Essas coisas não acontecem rapidamente. Obviamente, as lesões talvez tenham aguçado um pouco o foco, mas é bom tê-lo e treinar hoje. Isso é positivo para nós. Vamos ver para o jogo de amanhã.”

“Ainda estamos esperando por isso [se João Félix poderá entrar em campo], ainda aguardando a confirmação de que ele pode jogar. Mas ele estava por perto hoje.”

“Não faço ideia [sobre se ele deu certou ou não no Atléti] e não me cabe especular. Às vezes essas coisas acontecem no futebol, mas para nós, ele tem uma boa idade, a qualidade está lá, ele é um jogador fantástico. Ele tem qualidades como jogador como segundo atacante nas entrelinhas e fazendo algo acontecer no terço final. Estamos ansiosos para trabalhar com ele.”

Além da contratação de João Félix, o Chelsea ainda parece estar bastante ativo no mercado de transferências, com muitos jogadores sendo especulados na equipe.

“Há tempo, se vamos encontrar os jogadores certos ou não, é outra coisa. Como eu disse antes, você tem que olhar nesta janela para tomar as decisões certas, mas não é simples. É complicado. Estamos felizes com o que fizemos até agora, mas vamos continuar tentando ajudar a equipe.”

A lista de desfalques por lesão no Chelsea são grandes, com jogadores chave do elenco no departamento médico. Graham Potter concedeu atualizações sobre seus jogadores.

“Pierre [Aubameyang] está bem e ele estará no elenco para o jogo. Christian [Pulisic] ficará fora por um par de meses, esperançosamente, menos, mas esse é o prazo. Raheem [Sterling ficará fora por] menos, mas ainda estamos avaliando a extensão disso. Espero que menos do que isso, no entanto.”

“Eles estão progredindo. Ruben [Loftus-Cheek] está se aproximando [do retorno], Ben [Chilwell] está se aproximando. Reece [James] estava no campo hoje, não treinando com a equipe, mas por conta própria. N’Golo [Kanté] fez seus primeiros dias treinando por conta própria, mas ainda há um longo, longo caminho a percorrer. Mas parecia mais positivo. Ver os caras por aí, dá um impulso para todo mundo.”

O desempenho sob a gestão de Graham Potter não tem sido dos mais convincentes, com o Chelsea na metade da tabela. Diante da grande pressão por parte dos torcedores, Graham Potter comentou sobre o que tem sentido em relação ao desafio.

“Você sempre sente pressão e quanto mais alto você vai, mais pressão e ruído há do lado de fora. Em um clube como o Chelsea, com a responsabilidade, a história, a tradição, as exigências quando você não obtém os resultados que você foi designado, então, é claro, há barulho e críticas. É tudo o que você espera, mas você tem que colocar isso em perspectiva, continuar com o trabalho, tentar melhorar, permanecer forte e passar.”

“Foi um desempenho positivo no geral [vs Man City na PL]. Ficamos satisfeitos com muitas coisas que fizemos. Depois do jogo, não foi fácil recuperar dois jogadores-chave que perdemos [por lesão], mas os jogadores fizeram isso de uma boa maneira. O Manchester City é um adversário de alto nível, mas tendo dito isso, igualámo-los e foi um jogo equilibrado em Stamford Bridge. Portanto, havia pontos positivos a serem considerados.”

Recém promovido à Premier League, a equipe do Fulham tem obtido bons resultados e ocupa a parte de cima da tabela, longe da zona de rebaixamento. Graham Potter falou sobre o adversário e o que espera na partida.

“Ele fez um trabalho fantástico, foram promovidos [à PL] e tiveram a crença de construir sobre isso. Eles são muito bem organizados com e sem a bola, sabem exatamente o que estão fazendo e são um time difícil de jogar contra. Eles estão fazendo um trabalho fantástico.”

“Eles vão jogar com coragem, personalidade. Os pontos que eles têm não são um acidente, eles os conquistaram e os merecem. Eles estão lá em cima por mérito e eles têm os pontos por mérito. É um jogo difícil, um dérbi londrino, e estamos ansiosos por isso.”

As críticas ao trabalho de Graham Potter são inúmeras, embora haja aqueles que defendem a permanência do treinador. Na coletiva, Potter comentou sobre como lida com tais críticas.

“Você tem que entender que faz parte do trabalho. Eu acho que você só tem que olhar para alguns dos meus colegas em uma posição semelhante, Pep [Guardiola], por exemplo, em sua primeira temporada foi muito criticado. Mikel [Arteta] teve que suportar um período de críticas. Jurgen Klopp também teria algumas críticas e esses caras são fantásticos, então você entende. O futebol é emocional e quando você perde, você não pensa nisso, você sente isso. Você sente a dor, o sofrimento, o desconforto.”

“Às vezes é difícil entender o porquê e é mais fácil culpar alguém. Eu não estou sentado aqui dizendo que eu fui absolutamente perfeito, então eles não estão completamente errados. Mas é sempre muito complexo. Você apenas tenta colocá-lo em perspectiva e lembrar que você é capaz e como você chegou aqui.”

“Dois meses atrás, eu era considerado um treinador de ponta e, se você considerar as pessoas com quem joguei e com quem joguei, elas diriam o mesmo. Mas, ao mesmo tempo, reconheço que os resultados não foram bons o suficiente e, em seguida, você tem que aceitar e lidar com isso da melhor maneira possível, colocá-lo em perspectiva e tentar seguir em frente.”

“Eu tenho dialogado regularmente com os proprietários e eles têm sido muito solidários, fantásticos. Falamos regularmente, duas ou três vezes por semana, e eles têm sido muito solidários.”

Além dos problemas de lesão, o Chelsea luta contra a baixa confiança dos seus jogadores, o que tem impactado dentro de campo. Graham Potter falou sobre este problema.

“Não faz muito tempo que jogamos bem contra o Bournemouth. Fizemos um bom jogo contra o Manchester City [em casa], mas o segundo jogo no Etihad, dada a forma em que estamos, não é o melhor jogo que você poderia pedir, com certeza. Não estamos em um momento de alto nível, mas esses caras são experientes honestamente, e eles têm sido fantásticos para trabalhar com todo o tempo. Eles estão sofrendo como todos os outros, então temos que assumir nossa responsabilidade, fazer o nosso melhor e conseguir os três pontos.”

“Não é como se eu pudesse lhe dar um prazo, isso seria estranho se eu tivesse a inteligência para ver com antecedência assim. No momento, se você olhar para onde estamos em termos de jogadores que não estão disponíveis, isso pode distorcer um pouco a imagem. Se tivéssemos esses caras de volta, o quadro muda. Eu realmente acredito nisso.”

“Não acho que estejamos tão longe quanto podemos pensar de fora, mas, ao mesmo tempo, temos que continuar indo de janela em janela para melhorar o elenco, melhorar a cultura, desenvolver a ideia do futebol e seguir em frente. Por mais que esses períodos não sejam agradáveis – e não são – você tem que usá-los como uma maneira de ser mais forte. No momento, não é agradável.”

Com os resultados recentes, o Chelsea se afastou bastante do grupo dos quatro primeiros colocados, que dá direito à uma vaga à próxima edição da UEFA Champions League. Potter o entanto ainda acredita que este é um objetivo para a equipe na temporada.

“Esse é sempre um objetivo. Ainda temos muitos pontos para jogar, mas eu estaria perdendo meu tempo se estivesse me preocupando com o que vamos fazer daqui a cinco meses. Tenho que me concentrar no treino do dia seguinte e no próximo jogo. Podemos melhorar muito e ser muito mais positivos rapidamente com resultados, com desempenhos melhorados, e o quadro pode mudar rapidamente. Mas, no momento, estamos sofrendo e temos que aceitar isso e trabalhar com isso.”

Potter também comentou sobre onde imagina João Félix atuando a equipe, porém admitiu que ele não é o único jogador que poderá corrigir os erros da equipe em campo.

“Meus pensamentos são que você tem que consertar a equipe. Não é apenas uma pessoa para resolver os problemas. Você tem que consertar o time, atacar melhor, criar chances, e então quem está jogando, então pode marcar e o time pode ganhar. Esse é o foco. Claramente, porém, João [Félix] é um jogador de alto nível, um jogador talentoso, e pode ajudar a equipe.”

“Ele tem treinado regularmente e teve tempo de jogo, então do ponto de vista físico ele pode entrar. É sempre um pouco desconhecido ir de um país para outro e há sempre um período de adaptação, mas quanto tempo isso leva vai de jogador para jogador.”

“Vejo uma pessoa confiante, um jogador confiante, um jogador que pode se impor no jogo. Sua personalidade e atributos são que ele pode pegar a bola em espaços apertados, fazer a diferença no terço final e jogar passes chave. Acho que ele elogia o que temos também, então estou ansioso para trabalhar com ele.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!
Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

ÚLTIMAS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram.
- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

RELACIONADOS
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!