Édouard Mendy teve uma ascensão meteórica desde que chegou ao Chelsea na última temporada, quebrando recordes e contribuindo nas conquistas da UEFA Champions League, UEFA Super Cup e Mundial de Clubes da FIFA.
Nesta segunda-feira (21/02) antes do confronto contra o Lille pelas oitavas de finais da UEFA Champions League, o goleiro senegalês falou com a imprensa e contou sobre o seu tempo no Chelsea e na seleção desde o ano passado.
“Muitas coisas boas aconteceram nos últimos dias e nas últimas semanas. Obviamente estou muito feliz e orgulhoso pelo meu sucesso na seleção senegalesa e também no Chelsea, mas não tenho tempo para comemorar porque temos muitos grandes jogos nesta semana e nas próximas semanas. Estou apenas focado no próximo jogo e terei tempo para comemorar no final da temporada.”
Mendy também falou sobre os grandes jogos que estão vindo pelo Chelsea, ressaltando a vontade de atuar em grandes partidas pelo clube e conquistar vitórias.
“Claro que é uma semana importante, mas quando você joga pelo Chelsea você joga por este tipo de semana com uma final e grandes jogos. Focamos em nós mesmos, o que fazemos bem para esta temporada e nos concentramos. Não precisamos fazer algo novo, apenas focar e confiar no nosso trabalho e no nosso jogo.”
O Chelsea teve uma maratona de jogos entre novembro, dezembro e janeiro, o que gerou inúmeras críticas por parte de Thomas Tuchel. Mendy concordou com o treinador alemão e ressaltou a importância de ter dias de folga para recuperar os jogadores.
“Acho que o treinador está certo sobre isso, sim, tivemos muitos jogos nas últimas semanas. Eu não estava aqui, mas o treinador deu alguns dias de folga para os jogadores tentarem escapar da pressão, para serem um pouco descansados mentalmente. Acho que ele foi bem, os jogadores foram bem. Se você olhar para o resultado, é claro que temos muitas lesões, casos de covid. Ainda estamos ganhando, atuando e é claro que é difícil. É um período difícil para as equipes que jogam em várias competições. Estamos juntos, ficamos juntos mesmo que as coisas estejam difíceis. Ainda estamos ganhando e estamos em muitas competições.”
O Chelsea tem atualmente dois goleiros que vêm tendo boas atuações. Édouard Mendy é a primeira escolha desde que foi contratado, tendo Kepa Arrizabalaga, o goleiro mais caro do mundo, como seu reserva imediato. O senegalês falou sobre seu relacionamento com o espanhol desde que chegou ao clube.
“Meu relacionamento com Kepa [Arrizabalaga] é bom desde que cheguei aqui. Temos um bom relacionamento fora e fora do campo. Ele foi muito bem quando eu estava na AFCON. Não me surpreendeu porque o vejo todos os dias no campo de treinamento. Eu estava super feliz por ele, ele merece. Quando você joga pelo Chelsea você tem competição em todas as posições, então você tem que dar o seu melhor para jogar em seu mais alto nível para estar na equipe no fim de semana.”
O Chelsea não conseguiu acompanhar o ritmo de Manchester City e Liverpool na briga pelo título da Premier League, porém tem sido uma equipe muito forte em jogos de Copa. Édouard Mendy no entanto não concorda que o Chelsea é uma equipe mais adequada para tais tipos de jogos do que jogos de liga de pontos corridos.
“Não, eu não concordo com isso. Acho que, sim, tivemos muitas lesões e casos de covid. Às vezes jogamos alguns jogos com talvez sete ou oito casos de covid. As outras equipes não jogaram com apenas dois ou três casos de covid. Afeta nossa equipe, nosso resultado. Não é uma desculpa, é um fato. Tivemos muitas lesões também, então fomos muito bem na liga e na copa, mas é verdade, em dezembro nossos resultados na Premier League não foram bons o suficiente, mas ainda estávamos jogando bem, mas não ganhamos muitos jogos. Acho que depois do Mundial de Clubes e da Premier League esta semana, os resultados estão ficando cada vez melhores.”
Édouard Mendy e N’golo Kanté chegaram a se enfrentar na terceira divisão francesa antes de suas ascensões no futebol mundial. O goleiro comentou sobre o fato entre ele e o companheiro de equipe.
“Claro que falamos sobre isso muitas vezes! Isso é bom. Honestamente, é como um sonho encontrar outro jogador no mesmo clube que jogou na mesma divisão. Sim, falamos sobre isso. É uma coisa linda encontrá-lo aqui e ganhar troféus com ele.”
O Chelsea se safou de enfrentar as grandes potências da UEFA Champions League no sorteio, porém Mendy não acredita que exista adversário fácil nesta fase da competição.
“Como eu já disse, quando você está na Liga dos Campeões, nesta fase da competição, não há sorteio fácil. O Lille terminou em 1º [no grupo da Liga dos Campeões], o que é um indicador de suas atuações. Portanto, não é um confronto fácil, Lille é um grande adversário. É certo que eles estão lutando um pouco mais na liga este ano, no entanto, a temporada após ganhar um título é muitas vezes complicada. Mas podemos ver que eles vão tentar a sorte na Liga dos Campeões este ano e eles vão fazer o seu melhor para obter um resultado contra nós. Então devemos estar atentos e jogar nosso melhor futebol.”
Finalizando a coletiva, Mendy também deixou uma mensagem para jovens goleiros que sonham em atuar por grandes equipes, já que a posição é uma das mais complicadas para os mais novos.
“Eu posso apenas dizer para continuar trabalhando, ter fé em seu trabalho, acreditar em si mesmo. Quando você tem a oportunidade de mostrar o que você pode fazer, aproveite, segure, para ser melhor todos os dias. Encontrar um clube, é um bom começo, mas ser melhor e melhor é a coisa mais difícil. A competição, a primeira competição é contra você mesmo. Você tem que ser melhor do que ontem e sempre querer melhorar.”