Depois de um mês de dezembro com muitos problemas dentro e fora de campo, o Chelsea inicia sua jornada em 2022 em um grande clássico em Stamford Bridge contra o Liverpool, valendo a segunda colocação da Premier League.
Buscando se recuperar após tropeços recentes, o Chelsea sofreu diversos golpes nos últimos dias. Além da lesão sofrida por Reece James e Andreas Christensen durante o empate em 1-1 com o Brighton no meio da última semana, e a necessidade de gerenciar um momento de muitos problemas de lesão e covid, Thomas Tuchel agora tem mais um motivo para se preocupar, já que o atacante belga Romelu Lukaku criou uma grande tensão dentro do clube após declarações polêmicas.

Jogando em Stamford Bridge o retrospecto recente do Chelsea não é nada animador. Das últimas cinco partidas disputadas em Stamford Bridge, foram 4 empates por 1-1 e apenas uma vitória. Os oito pontos desperdiçados nestas partidas colocaram a equipe em uma posição em que torna as chances de brigar pelo título da Premier League muito baixas.
Oito pontos atrás do líder Manchester City com 42 pontos conquistados em 19 rodadas, o Chelsea já tem a necessidade de olhar para os adversários que vêem em seguida na tabela, já que Arsenal, Tottenham e até o Manchester United estão em uma crescente nas últimas rodadas.

Assim como o Chelsea, a equipe do Liverpool tem seus problemas e vem de dois tropeços na Premier League. Depois de emplacar uma sequência de vitórias, os Reds não venceram seus dois últimos compromissos, empatado com o Tottenham por 2-2 e sendo derrotados pelo Leicester City no King Power Stadium por 1-0, ficando estacionado nos 41 pontos.
Além dos dois tropeços, Jurgen Klopp também tem casos de covid e de lesão em seu elenco e terá, assim como Thomas Tuchel, buscar uma boa combinação para a partida deste domingo.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES

Thomas Tuchel terá que encontrar soluções dentro do seu atual elenco para esta primeira partida de 2022. Sem poder contar com Ben Chilwell (fora da temporada), Reece James (aprox. 2 meses fora) e Andreas Christensen, o treinador alemão volta a poder contar com Thiago Silva para enfrentar o Liverpool.
Embora tenha retornado aos treinos na última sexta-feira (31/12), Timo Werner não deve estar disponível fisicamente para entrar em campo, mas devido aos desfalques pode aparecer no banco de reservas.
Na equipe do Liverpool, Andy Robertson está suspenso após ter sido expulso contra o Tottenham há duas rodadas. Takumi Minamino e Thiago Alcantara também estão fora da partida por lesão, assim como Nat Phillips, Adrian, Divock Origi e Harvey Elliott.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel não deve mudar seu 3-4-2-1 habitual, mas deve mudar peças na equipe para enfrentar o Liverpool.
Na defesa, Trevoh Chalobah, Thiago Silva e Antônio Rudiger devem ser os titulares. Sem seus principais alas de origem, Thomas Tuchel deverá optar por escalar César Azpilicueta na ala direita e Marcos Alonso na ala esquerda. No meio de campo a dupla Kanté e Jorginho deve ser a escolhida, embora Mateo Kovacic esteja pedindo passagem.
Fazendo a ligação entre meio e ataque, Mason Mount e Hakim Ziyech devem ser escolhidos pelo treinador alemão. No comando do ataque, mesmo com o clima ruim gerado na última semana, Romelu Lukaku deve ser escolhido por Tuchel.

Repleto de desfalques mas com uma equipe forte, Jurgen Klopp deverá mandar a seguinte equipe a campo.
Provável escalação: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Tsimikas; Henderson, Fabinho, Oxlade-Chamberlain; Salah, Jota, Mane;
CURIOSIDADES DO CONFRONTO

- Mason Mount esteve diretamente envolvido em 12 gols na Premier League nesta temporada (sete gols e cinco assistências), mais do que qualquer jogador inglês;
- O Chelsea espera manter um clean sheet em Stamford Bridge pela primeira vez desde a vitória por 7-0 em cima do Norwich City em outubro;
- O próximo gol marcado pelo Chelsea será o 100º da Era Thomas Tuchel. Este será o 61º jogo do alemão no comando da equipe;
- O Chelsea marcou três ou mais gols em 9 partidas de Premier League nesta temporada. Somente o Liverpool marcou mais de três gols em mais partidas (10);
- Contra o Leicester City na terça-feira, os Reds não marcaram um gol pela primeira vez em 29 jogos da Premier League, e pela primeira vez desde a derrota por 1 a 0 para o Fulham em março;
- O Liverpool não venceu nenhum dos seus últimos seis jogos contra os atuais campeões europeus em todas as competições desde que venceu o Manchester United em 2009;
- O Chelsea marcou mais gols de cabeça (8) e em escanteios (7) nesta Premier League do que qualquer outra equipe;
- O Liverpool venceu sete dos últimos 13 jogos contra o Chelsea disputados em Stamford Bridge. Jurgen Klopp quer alcançar uma terceira vitória consecutiva contra o Chelsea em Stamford Bridge, algo que não acontece desde 1974;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
Anthony Taylor será o árbitro da partida entre Chelsea e Liverpool em Stamford Bridge. Seus assistentes serão Gary Beswick e Adam Nunn. Já o quarto árbitro será Martin Atkinson e no comado do VAR estarão Paul Tierney e Constantine Hatzidakis.
ONDE ASSISTIR
Chelsea x Liverpool pela vigésima primeira rodada da Premier League terá transmissão do serviço de streaming Star+ neste domingo (02/22) ás 13:30 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.