O Chelsea entra em campo nesta quarta-feira (02/01/19) pela Premier League, abrindo o ano de 2019 contra o Southampton.
O jogo será o primeiro do Chelsea em casa na abertura de um ano desde 2013, quando a equipe ainda era comandada por Rafael Benitez e encarou o Queens Park Rangers.
Você sabe o que aconteceu naquela partida? Porque ela é considerada uma das piores dos Blues na abertura de um ano? Nós contaremos abaixo.
Vindo de uma vitória fora de casa por 2-1 em cima do Everton no dia 30/12/12, o Chelsea acumulava uma sequência de quatro vitórias consecutivas na Premier League e recebia em Stamford Bridge o lanterna Queens Park Rangers.
O QPR somava apenas uma vitória na competição, com 12 derrotas e 7 empates até então e amargurava a última posição na tabela de classificação.
Tendo um adversário muito fraco com apenas 16 gols marcados e 36 sofridos em 20 partidas, Rafa Benitez resolveu colocar um time alternativo em campo e o que poderia dar errado deu muito errado.
O Chelsea foi escalado no 4-2-3-1 assim: Ross Turnbull; Bertrand, Cahill, Ivanovic, Azpilicueta; Lampard, David Luiz, Oscar, Marko Marin, Moses; Fernando Torres.
Eden Hazard, Juan Mata, Ramires e Ashley Cole começaram o jogo no banco de reservas.
Já o Queens Park Rangers foi escalado assim por Harry Redknapp: Júlio César; Fábio, Hill, Nelsen, Onuoha; Derry, M’bia, Granero, Taarabt; Hoilett e Mackie.
O Chelsea não consegue furar a pior defesa da Premier League e não sai do zero no primeiro tempo
Em um primeiro tempo muito truncado entre as duas equipes, as chances de gol foram raras na primeira etapa. A primeira chance veio aos 13 minutos após David Luiz (que fora escalado como volante), pegou um rebote na entrada da área e assustou o goleiro brasileiro Júlio César.

Se Harry Redknapp tinha uma estratégia ao escalar Hoilett entre os titulares, ela foi por água abaixo aos 15 minutos de jogo. O jogador sentiu uma lesão e foi prontamente substituído por Shaun Wright-Phillips, ex-Chelsea.
Aos 30 minutos veio uma primeira grande chance do Chelsea abrir o placar. Marko Marin recuperou a bola no campo de ataque, abriu pra Oscar que limpou a marcação, chutou colocado e contou com desvio da compacta defesa do QPR para ver a bola ir pela linha de fundo.

Ainda no primeiro tempo o Chelsea teve outra boa chegada ao ataque. Oscar chutou de dentro da área, obrigou Júlio César a fazer uma grande defesa e no rebote Victor Moses limpou a marcação mas isolou a bola perdendo a chance de dar a vantagem aos Blues.
Quem não faz, leva!
No retorno pro segundo tempo, Rafa Benitez manteve o time “misto” em campo e Marko Marin justificava até então sua escalação. O alemão pegou um rebote após cobrança de escanteio, rolou para Victor Moses que desviou na pequena área mas perdeu talvez a melhor chance do jogo.
Apesar da pressão, o Chelsea pecava nas finalizações e não contava com a sorte naquele momento. Em sequência, Marin cobrou escanteio, Ivanovic desviou de cabeça e acertou o travessão do gol defendido por Júlio Cesar. Depois David Luiz arriscou chute de fora da área, a bola explodiu na defesa, sobrou pra Fernando Torres que chutou e viu o goleiro brasileiro operar uma grande defesa num lance à queima-roupa.
O QPR começou a dar os primeiros indícios de que estava vivo na partida. Aos 12 minutos Wright-Phillips fez boa jogada em velocidade, rolou pra Granero que bateu colocado e assustou o goleiro Ross Turnbull.

O Chelsea pressionava e chegaria ao primeiro gol do jogo aos 20 minutos. Frank Lampard dominou a bola dentro da área, bateu no canto e marcou o que seria o seu 193º gol com a camisa dos Blues, mas o assistente assinalou corretamente o impedimento e anulou o tento.
Sem conseguir abrir o placar diante da pior equipe da Premier League naquela temporada, o Chelsea viu a zebra aparecer em Stamford Bridge.
Aos 32 minutos de jogo o QPR conseguiu um escanteio após trabalhar bem a bola no campo de ataque. Granero cobrou o escanteio, David Luiz fez o corte mas Taarabt pegou a sobra, ajeitou de primeira para Shaun Wright-Phillips chegar batendo no canto direito de Turnbull e abrir o placar em Stamford Bridge. Chelsea 0-1 Queens Park Rangers.

Perdendo pro vigésimo e último colocado, o Chelsea se lançou totalmente ao ataque mas não conseguiu furar a defesa dos Hoops.
Enquanto isso os visitantes tentavam manter mais a posse de bola, fazendo o tempo correr e sem dar muitas chances aos Blues.
Aos 44 minutos veio a única chance do empate. Ivanovic desviou cruzamento de Juan Mata e viu a bola passar muito perto do gol de Júlio César.
E não deu pro Chelsea, que perdeu vergonhosamente após uma sequência de 4 vitórias e 16 gols marcados à favor.
A derrota custou ao Chelsea a terceira colocação, mas a equipe conseguiu se recuperar razoavelmente e terminar a temporada na terceira posição na Premier League.
ESTATÍSTICAS DA PARTIDA
